ELA

30 de jun. de 2011

CARL SAGAN - PALE BLUE DOT



CONSCIÊNCIA

A tirania suprema numa sociedade, não é controlada pela lei marcial. É controlada pela manipulação psicológica à consciência, através da qual, a realidade é definida de tal forma que as pessoas que nela vivem, nem mesmo percebem que são prisioneiras. Nem mesmo cogitam a existência de outras coisas fora de seu habitat”.
(Mensageiros do Amanhecer – Barbara Marciniak)

Pare por um instante e medite sobre a profundidade que emerge dessas palavras.
Consciência é um estado de Ser que expressa auto-percepção, que partindo de si, estende-se a tudo e a todos. É liberdade no mais amplo sentido da palavra. É a capacidade de se compreender o movimento da vida, aceitar ser parte integrante de sua multiplicidade manifesta, pois o poder da criação não conhece limites.
Estamos assistindo a uma quebra de paradigmas em todos os segmentos da sociedade mundial. Os grilhões que acorrentam a Consciência sendo rompidos, criando espaços para o despertar de um longo sonho que foi construído e mantido com o propósito de tornar a ilusão o padrão “real”.
Séculos de resistência, onde a mesma nota foi tocada ininterruptamente, dão lugar, agora, a um movimento de expansão necessário; o paradigma cartesiano-newtoniano começa a ceder lugar a uma visão sistêmica. É hora de acordar!
Presenciamos a novas formas de ver, sentir, pensar e criar emergirem do caos. Crises financeiras, energéticas, dogmas religiosos, falência dos sistemas médicos, educacionais e sociais virando manchetes, sendo interpeladas, revistas, desnudas, para que, uma nova ordem mais evoluída, humanitária, lógica e coerente possa ser implantada. Chegamos no limiar da passividade e a raiva contida brota da indignação.
Mas, uma semente precisa de força e vontade para sair de seu ninho no seio da terra e chegar à superfície, onde a luz do sol a envolve e ampara em seu crescimento. Somos essa semente, cada um de nós e a luz que nos norteará é a nossa Consciência, que detém o conhecimento necessário para nos guiar a próxima etapa de evolução.
Luz as Sombras!
Denise Andrews




22 de jun. de 2011

ROBERT HAPPÉ

Nasceu em Amsterdã, Holanda. Estudou religiões e filosofias na Europa e dedicou-se desde então a descobrir o significado da vida.

Estudou também Vedanta, Budismo e Taoismo no Oriente durante 14 anos, tendo vivido e trabalhado com nativos de diferentes culturas de cada região onde esteve - Índia, Tibete, Camboja e Taiwan.
Em seu retorno à Europa, sentiu necessidade de compartilhar o conhecimento adquirido e suas experiências de consciência. A partir daí, trabalhou em várias universidades e tem trabalhado continuamente com grupos de pessoas interessadas em autoconhecimento e desenvolvimento de seus próprios potenciais como seres criadores.
Seu trabalho é independente, estando desvinculado, sob todo e qualquer aspecto, de organizações religiosas, seitas, cultos e outros grupos.
Autor do livro Consciência é a Resposta (lançado em 1997 pela editora Talento), divide seu tempo entre a convivência com a família e seminários em países da Europa, na África do Sul, nos EUA, na Austrália, Argentina e Brasil, país que ele define como "a última esperança".
Uma apaixonante entrevista!
Assista e pense a respeito.
Denise




Parte 2/4

Parte 3/4

Parte 4/4


21 de jun. de 2011

UBUNTU

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Florianópolis (2006), apresentou uma narrativa sobre um caso ocorrido em uma tribo na África, envolvendo um antropólogo que estudava seus usos e costumes.
Ao terminar seu trabalho, ele precisou esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto e de volta para casa; como ainda tinha muito tempo disponível, e não querendo catequizar os membros da tribo; resolveu então, propor uma brincadeira para as crianças, que julgou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, arrumou tudo em um belo cesto decorado com laços de fita, e o colocou debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória, desenhada por ele no chão, e aguardaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "já!", instantaneamente todas as crianças se deram às mãos e saíram correndo em direção a árvore.
Chegando lá, distribuíram os doces entre si e felizes, começaram a comê-los.
O antropólogo foi até as crianças e, atônito, perguntou: porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces?!.
Elas simplesmente responderam:
"Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição...
Ubuntu significa: “humanidade, respeito, solidariedade, ser uno com todos”.




Ubuntu é uma ética ou ideologia de toda a África. É uma filosofia Africana que existe em vários países, que foca nas alianças e relacionamentos das pessoas umas com as outras. A palavra tem origem na língua dos povos Banto; na África do Sul na língua dos Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.

Uma tentativa de tradução para a língua portuguesa poderia ser: "humanidade para com os outros" e "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".
Uma definição mais longa foi feita pelo Arcebispo Desmond Tutu: “Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”.


Princípios fundamentais da nova república da África do Sul

Ubuntu é visto como um dos princípios fundamentais da nova república da África do Sul (no Zimbábue, por exemplo, Ubuntu tem sido usado como forma de resistência à opressão existente no país), e está intimamente ligado a idéia de uma Renascença Africana.
Na esfera política, o conceito do Ubuntu é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão, bem como, na ética humanitária envolvida nessas decisões.
Louw (1998) sugere que o conceito do Ubuntu define um indivíduo em termos de seus relacionamentos com os outros, e enfatiza a importância como um conceito religioso, assentado na máxima Zulu umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas) que, aparentemente, parece não ter conotação religiosa na sociedade ocidental. No contexto africano, isso sugere que o indivíduo se caracteriza pela humanidade com seus semelhantes e através da veneração aos seus ancestrais. Assim, aqueles que compartilham do princípio do Ubuntu, no decorrer de suas vidas continuarão em união com os vivos após a sua morte.

18 de jun. de 2011

SOBRE VULCÕES 1 - AMÉRICA DO SUL


publicado em 09/06/2011 às 11:15 
América do Sul tem o maior número de vulcões ativos do mundo
Continente tem maior concentração de erupções

Do R7: Os vulcões são as mais poderosas forças da natureza terrestre. Na América do Sul, são quase 200 ativos. No Brasil, há um vulcão extinto há mais de um milhão de anos, o arquipélago de Fernando de Noronha. O professor de geofísica da USP, Valdecir Janasi, explica como os vulcões entram em atividade.





SOBRE VULCÕES 2 - PUYEHUE - Chile/2011

Compreendendo o que acontece



Visualização de satélite da Pluma do Puyehue - Cordon
POR NANCY ATKINSON EM 14 DE JUNHO DE 2011

A Pluma gigantesca de cinzas do vulcão Puyehue – Cordon no Chile, América do Sul. Imagem obtida em 13/06/2011 pelo MODIS. Crédito: NASA. Cortesia: Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC.

Uma incrível quantidade de cinzas está sendo espirrada do Vulcão em erupção Puyehue-Cordon Complex no Chile. Esta imagem, obtida pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Terra em 13/06/2011, mostra uma grande pluma de cinzas vulcânicas soprando cerca de 780 quilômetros a leste e nordeste sobre a Argentina.

A nuvem de cinzas vulcânicas desta erupção interrompeu o tráfego aéreo – tão distante, como o da Nova Zelândia, em 13 de junho.
Veja as imagens abaixo de quão longe as cinzas viajaram na atmosfera.

O Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Aqua adquiriu as duas imagens na parte inferior da nuvem de cinzas do Chile em 13/06/2011, mostrando que uma pluma concentrada foi visível mais de meio mundo de distância.

A primeira imagem mostra a nuvem de cinzas sobre o sul da Austrália e do mar da Tasmânia, enquanto a segunda imagem oferece uma visão mais a leste sobre a Nova Zelândia e no sul do Oceano Pacífico.

A nuvem de cinzas do Chile sobre o sul da Austrália e do mar da Tasmânia em 13 de junho de 2011.Crédito: NASA / MODIS do satélite Aqua.

A nuvem de cinzas do vulcão chileno sobre Nova Zelândia e no sul do Oceano Pacífico. Crédito: NASA / MODIS do satélite Aqua.
Terra da NASA website Observatório diz que, embora a intensidade da erupção tenha diminuído desde a erupção inicial, a atividade do vulcão está seguindo firme.
A pluma atingiu entre 4 e 8 km de altitude em 13 de junho, sua altura variando com a intensidade dos episódios de erupção durante todo o dia.
Veja como o vulcão voltou para trás em 4 de junho de 2011 e começou a expelir cinzas Pls a 45,000 pés (14.000 metros) na água. O Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Aqua capturou esta imagem em cor natural, logo após a erupção:
Puyehue-Cordon Chile vulcão Caulle em 04 de junho de 2011. Crédito: NASA / Aqua –




SOBRE VULCÕES 3 - PUYEHUE - Chile/2011 - vídeo



SOBRE VULCÕES 4 - FOTOS PUYEHUE - Chile/2011

Contemplando as magníficas manifestações da Mãe Natureza
Sem dúvida, uma imagem fala mais que mil palavras.