ELA

21 de mar. de 2012

100 ANOS EM 10 MINUTOS - 1911 a 2011

PIRATAS




Excelente documentário...
Um assunto seríssimo que demanda uma análise realista sobre a manipulação das grandes corporações, órgãos internacionais e mídia.

Esse modelo de exploração ilegal pela lógica não se limita apenas a Somália.
Quantos navios circulam em águas territoriais brasileiras fazendo uso dos mesmos métodos e tendo as mesmas intenções?
Quantos litros de água de nossos rios, como na Amazônia, são levados pelos navios estrangeiros com a desculpa de servirem como lastro?

O que esse vídeo nos mostra é a repetição, ou antes, a manutenção da história dos chamados países do “primeiro mundo” que piratearam a riqueza, a vida e a dignidade dos povos do mundo inteiro – africanos, indianos, argentinos, incas, brasileiros... , para o seu próprio crescimento e exercício de poder.

Um país convulsionado por guerra civil, sem uma liderança forte e atuante e sem consciência é alvo fácil para qualquer ato de pirataria.
O duro é assistir mais uma vez e novamente a inação humanitária da ONU que supostamente deveria atuar de forma imparcial... Infelizmente, não é isso que temos assistido no decorrer das décadas.


Algumas informações extras para se linkar 


Observe que a Somália está logo abaixo – em frente ao Yemen, ou seja, na outra rota ou escoamento marítimo do petróleo. Com a ameaça do Irã de fechar o canal de acesso, a opção via o canal cuja Somália situa-se a ponta, geopoliticamente passa a ter um papel importantíssimo, bem como de estratégia militar – são paralelos. Talvez seja essa a causa real da inação humanitária por parte da ONU e das demais nações, assim como, da articulação da mídia no que se refere aos “piratas da Somália”.
p.s. Esse vídeo tem como única finalidade o exercício mental estratégico complementar ao vídeo acima (Piratas).

Aqui, uma matéria publicada no jornal argentino El Clarín em 14 de julho de 2008, citando a 4° Frota Naval americana em águas brasileiras, especificamente na baia de Santos, onde a Petrobrás havia descoberto uma das maiores jazidas de petróleo da história. A frota chegou sem prévia informação e autorização do governo brasileiro.


Links relacionados a matéria

18 de mar. de 2012

A DIVINA TRAGÉDIA QUE SE VIVE NOS DIAS DE HOJE...

Quadro de Alessandro Bavari

Capítulo I

São 2  e meia  da manhã de um domingo e um bar com toda a sua trupe de músico, violão, bateria, microfone e multidão, generosamente brinda a rua inteira com um show a céu aberto. A alegria extraída da mistura do álcool com a auto-complacência contagia e inflama.
E, no calor da agitação o vozerio exalta-se com o músico gritando ao microfone, as garrafas sendo quebradas no meio da rua e a língua pátria transformando-se num grunhido onde a cena em si nos remete ao Homo Sapiens retratado nos filmes de ficção.


Capítulo II

3:20h da madrugada - alguém solicita a presença da polícia (aliás, com minha eterna gratidão); o ardor ébrio do rebanho dá lugar a uma pausa forçada. 15 minutos - considerações trocadas e, a ilusão do discernimento preservada, vai-se a polícia com a sensação de dever cumprido deixando para trás uma bomba de contrariedade contida que explode como um grito de guerra musicalizado ao microfone:
“Polícia! Para quem precisa. Polícia! Para quem precisa de polícia...”

e daí seguindo para a exaltação da cerveja, do protesto, do bar, como hinos que unem os membros de um clã contra o ultraje da opressão de seus direitos. E o direito do próximo..?? Bem, o próximo é o próximo copo cheio afinal, a vida é uma festa que deve ser mantida a qualquer custo, porque viver a realidade é para outros que devem fazer para mim aquilo que eu não tenho nem vontade nem coragem de fazer por mim... Eu? Sou uma vítima dessa sociedade que não compreende QUEM realmente eu sou, por isso, sigo como andarilho rebelde que ri, canta, dança e bebe para esquecer, 
que:


1- O meu direito termina aonde começa o direito do outro;
2- Uma sociedade é constituída por indivíduos e não por um ser alienígena que anda de UFO e usurpa a seu bel prazer da vida de todos;
3- Para se construir um mundo melhor é preciso que cada um faça a sua parte. Passes de mágica, de entidade ou de samba não vão resolver.
4- A vida é um espelho que reflete de volta a própria imagem do que criamos; assim, cada um é vítima de si mesmo.
5- Educação insere conceitos de ética, moral, discernimento, consciência, fraternidade e sim, boas maneiras; porque até mesmo os animais têm regras de conduta entre si.
6- Se a infelicidade e a insatisfação são um problema, transforme-os na solução – exerça o seu direito de promover mudanças, seja pró-ativo e não re-ativo, e cumpra com o seu dever - não como um “favor” aos outros ou a tal sociedade, mas com a consciência de que tudo faz parte de um processo universal chamado polaridade – Nada é mão única, tudo sempre tem duas vias: o dar e o receber.            



Capítulo III - Final


Passa a régua e fecha o bar – são 5 e meia da manhã.
Morfeu rompe os véus do sono buscando saber quem perturba seu mundo de sonhos.
São 7 horas da manhã e do mesmo bar uma orquestra composta por britadeira, marretas, pás, entulhos e gritos... irrompe o silêncio dominical. A via pública (calçada) e toda a área externa aberta do bar seguem mantendo vivo o grito de rebeldia da madrugada qual cães zelosos do Hades.         


A essa altura, despertada antes de a Morfeu conseguir abraçar, só me resta sonhar com o retorno do Filho bem amado – Marte - que se encontra retrógrado em companhia de seu avô -Saturno – Aquele que caminha sobre a face da Terra carregando uma foice; pois, se pelo Amor não há estrada aberta no coração da humanidade, então, que se rasguem os véus do egoísmo e da inconsciência através das dores do Rigor.  DURA LEX, SED LEX!


Denise Andrews


17 de mar. de 2012

INÍCIO DE UMA COMUNICAÇÃO




A comunicação é uma arte que se aperfeiçoa através da consciência do valor de cada mensagem. 

OS FALCÕES DE NOSSAS VIDAS

Conta a lenda que certa manhã o guerreiro mongol Gengis Khan e sua corte saíram para caçar. 
Enquanto seus companheiros levavam flechas e arcos, Gengis Khan carregava seu falcão favorito no braço, que era melhor e mais preciso que qualquer flecha, porque podia subir aos céus e ver tudo aquilo que o ser humano não consegue ver.
Entretanto, apesar de todo o entusiasmo do grupo, não conseguiram encontrar nada.
Decepcionado, Gengis Khan voltou para seu acampamento, mas, para não descarregar sua frustração em seus companheiros, separou-se da comitiva e resolveu caminhar sozinho. 
Tinham permanecido na floresta mais tempo que o esperado e Khan estava morto de cansaço e de sede. Por causa do calor do verão, os riachos estavam secos, não conseguia encontrar nada para beber até que viu um fio de água descendo de um rochedo a sua frente.

Na mesma hora, retirou o falcão de seu braço, pegou o pequeno cálice de prata que sempre carregava consigo, demorou um longo tempo para enchê-lo e, quando estava preste a levá-lo aos lábios, o falcão levantou vôo e arrancou o copo de suas mãos, atirando-o longe. Gengis Khan ficou furioso, mas era seu animal favorito, talvez estivesse também com sede. Apanhou o cálice, limpou a poeira e tornou a enchê-lo. Com o copo pela metade, o falcão de novo atacou-o, derramando o líquido.

Gengis Khan adorava seu animal, mas sabia que não podia deixar-se desrespeitar em nenhuma circunstância, já que alguém podia estar assistindo a cena de longe e mais tarde contaria aos seus guerreiros que o grande conquistador era incapaz de domar uma simples ave.

Desta vez, tirou a espada da cintura, pegou o cálice, recomeçou a enchê-lo - mantendo um olho na fonte e outro no falcão. Assim que viu ter água suficiente e quando estava pronto para beber, o falcão de novo levantou vôo e veio em sua direção. Khan, em um golpe certeiro, atravessou o seu peito.
O fio de água havia secado. Decidido a beber de qualquer maneira, subiu o rochedo em busca da fonte.

Para sua surpresa, havia realmente uma poça d'água e, no meio dela, morta, uma das serpentes mais venenosas da região.
Se tivesse bebido a água, já não estaria mais no mundo dos vivos. Khan voltou ao acampamento com o falcão morto em seus braços.
Mandou fazer uma reprodução em ouro da ave e gravou nas asas: 

"Qualquer ação motivada pela fúria é uma ação condenada ao fracasso".

Ao longo da vida muitas lições nos são infringidas, visando o aperfeiçoamento, o ampliar de nossa capacidade de discernimento, compaixão e sabedoria. Entre elas, o lidar com o nosso orgulho e vaidade.

... não critique - ampare
... não tema - compreenda
... não resista - ame !

14 de mar. de 2012

A PONTE - um filme que precisa ser visto



Qualquer tipo de mudança envolve trabalho, dedicação, comprometimento e acima de tudo consciência.
O mundo hoje passa por uma reforma sem precedentes, porque como sociedade chegamos até aqui, mas é preciso mudar se desejamos continuar.
Não resolveu varrer a incômoda realidade para debaixo do tapete como uma forma de adiar ou quem sabe esquecer a responsabilidade que se tem perante a si, seus descendentes, a sociedade, o país e o mundo, isso só alimentou a ilusão de que separando-nos do todo podemos ser mais e melhor. A imagem perpetuada pelos filmes americanos de que o herói solitário é sempre o vencedor.

Assistindo a esse filme ficou claro que se não caminharmos dignamente como Huma-Unidade a estrada será embargada, pois as vias de acesso se tornarão estreitas demais para se andar. Isso é Era de Aquário – o compartilhar, o semear oportunidades para que cada um possa trilhar o caminho conforme sua própria capacidade, porque o amadurecimento é construído a partir das experiências.

Somos iguais como coletivo = gênero humano; mas, individuais na manifestação, como os vários tons que surgem da mistura de muitas cores.

O Sempre é a consciência unificada do ontem, hoje e amanhã; é a possibilidade inserida no Agora.     
Denise Andrews










visite o site 





11 de mar. de 2012

ISS - UM VÔO AO REDOR DA TERRA

Bem Vindo a bordo!
Um vôo sobre a Terra com imagens feitas pela ISS (Estação Espacial Internacional) com direito a tempestades elétricas e Aurora Australis.
Belíssimo!



8 de mar. de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 de março de 2012

MULHER

FORÇA PERENE DO AMOR UNIVERSAL
MANIFESTADO NA VIDA
EM TODOS OS TEMPOS
A MUSA INSPIRADORA DO CÉU E DA TERRA
A ROSA SUBLIME
QUE OS DEUSES INCLINAM-SE PARA BEIJAR,
A FLOR DA MATERNIDADE
QUE ENVOLVE, ACOLHE, GERA E NUTRE
O VERBO COMO SEMENTE,
TORNANDO POSSÍVEL
O RESGATE DAS ÁGUAS DO PASSADO,
E O FUTURO VIVER NO PRESENTE.

SOMOS UMA FORÇA ÚNICA
E UNIDAS FORMAMOS UM CORPO
DE PAZ, BELEZA E AMOR,
VIVEMOS PARA ASPERGIR  NOSSO DELICADO PERFUME
ENTRE TODOS OS SERES,
E COMO ALQUIMISTAS,
TRANSMUTAREMOS CHUMBO EM OURO
JUNTO A ESSA HUMANIDADE
QUE TEMOS COMO FILHO.

DESEJO HOJE E SEMPRE,
QUE A CONSCIÊNCIA DESPERTE,
E QUE NO SEIO DE CADA MULHER,
O SOL ILUMINE A RAZÃO,
A LUA VIVIFIQUE A INTUIÇÃO,
E A CORAGEM DE SER
QUEM “EU SOU” SE MANIFESTE.

Denise Andrews