Os papéis podem ter se invertido, mas, o quadro geral permanece o mesmo.
Ontem a repressão agressiva a liberdade; hoje a agressiva libertinagem – dentro e fora das salas de aula.
Em nenhum dos casos há equilíbrio, educação e respeito pelo ser humano, pelas capacidades únicas que cada indivíduo carrega em si.
Ontem todo conteúdo era censurado; hoje, a mídia em suas várias manifestações ultrapassa todos os limites do bom senso; e os diferentes setores da sociedade não mais refletem os valores reais que deveriam respaldar toda e qualquer educação.
Não há Acasos; e sim, Causa e Efeito.
Esse vídeo me instigou a uma observação mais atenta do momento atual e também a comparação das semelhanças entre ambos; pois, apesar de estarem separados por algumas décadas, a humanidade mantem-se caminhando a passos miúdos.
Não aprendemos com os erros e desequilíbrios do passado; seguimos afundando mais a um ou a outro prato da balança. E isso será até que ela arrebente?
O dia de hoje é dedicado aos Professores, mestres que influenciam a vida de todos, sem absoluta exceção.
Que possamos dar-lhes a dignidade que merecem no exercício de tão nobre profissão;
Que possamos compreender que a verdadeira educação começa em casa;
Que o limiar da boa conduta, rompido a socos, tapas e gritos pela violência, possa ser silenciado, e em seu lugar, o som amável e educado do diálogo surja;
Que a compreensão, mesmo tardia, de que uma Nação se constrói pautada em valores como ética, respeito, bondade e acima de tudo discernimento possa ser agregada a nossa consciência agora, pois são valores que fazem parte do pacote chamado EDUCAÇÃO – com todos e para todos.
Denise Andrews
SPES MESSIS IN SEMINE
A ESPERANÇA DA COLHEITA RESIDE NA SEMENTE
JHS - PROFESSOR HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário