ELA

24 de abr. de 2011

AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS


AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS


1) Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio..
Estou perdido... sem esperança.
Não é minha culpa.
Levo uma eternidade para encontrar a saída.

2) Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada, mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo. Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas, não é culpa minha.
Ainda assim, levo um tempão para sair.

3) Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada.
Vejo que ele ali está... ainda sim caio... é um hábito.
Meus olhos se abrem. Sei onde estou.
É minha culpa. Saio imediatamente.

4) Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada.
Dou a volta.

5) Ando por outra rua.

O Livro Tibetano do viver e do morrer - Sogyal Rinpoche

Caminhamos movidos por hábitos comportamentais que se baseiam em nosso sistema de crenças pessoal, na educação recebida, em conceitos interiorizados, na marcha da evolução social... mas, precisamos rever a tudo isso de tempos em tempos pois fazem parte do que somos, do que nos compõe, e principalmente do caminho que trilhamos baseados nas escolhas que fazemos que são influenciadas pelo que carregamos dentro de nós.

Somos treinados à reorganizar, reavaliar e implementar as mudanças necessárias - dentro das empresas; mas, não somos estimulados a fazer o mesmo com o indivíduo. E essa é a máxima fundamental que sustenta qualquer projeto, inclusive o nosso próprio projeto pessoal de vida.

O conjunto de técnicas disponíveis no ELA visa resgatar a individualidade potencializando dons, faculdades e talentos inerentes à cada um com base na tônica de saúde e bem-estar.
Através dessas ferramentas, a oportunidade de reavaliar a si mesmo em todos os seus aspectos de vida, somadas à capacidade de exercer as mudanças necessárias tornam-se reais e eficazes e os resultados manifestam-se rapidamente.

Somos um universo único de infinitas possibilidades, cabe a cada um escolher trilhar sua jornada de vida dentro dos mesmos hábitos condicionados que restringem, ou propiciar ambiente favorável dentro de si para manifestar seu mais alto potencial e, à partir dai, comandar a si próprio dentro das muitas ruas que a vida nos apresenta.

Somos aquilo que pensamos que somos e,
manifestamos apenas aquilo que acreditamos.

Se nos limitamos, automaticamente, limitamos todas as nossas possibilidades de sucesso, felicidade, expansão, criatividade... Toda a construção de nossa realidade se pauta no nível de consciência que permitimos a nós mesmos. O "buraco fundo na calçada" não desapareceu, apenas sua consciência o guia para uma nova opção, uma outra forma de se conduzir e de atuar sobre a mesma circunstância, mas sem as amarras de velhos hábitos.


Luz as Sombras!

Denise Andrews

21 de abr. de 2011

GOOGLE E A MAIOR CENTRAL SOLAR DO MUNDO


Google investe na maior central solar do Mundo


Nuno Leitão (20-04-11)

A maior central do Mundo vai ser implementada na Califórnia. Com este projeto o Google vai expandir a sua área de negócio do motor de busca, e publicidade associada, para a energia solar.
O Google vai investir 168 milhões de dólares na que será a maior central solar do Mundo. Trata-se de uma central solar inovadora a instalar no deserto de Mojave, no Sudoeste da Califórnia, com capacidade para gerar 392 MW de energia solar, e que deverá ficar concluída em 2013.
A central será composta por 173000 painéis solares que vão concentrar a radiação numa torre solar com 137 metros de altura. Os sistemas de torre solar da The Ivanpah Solar Electric Generating System, embora menos desenvolvidos do que os sistemas de centrais mais comuns, oferecem uma maior eficiência, uma maior capacidade de armazenamento de energia e possibilitam um consumo de água muito inferior.
Fonte: Guardian

19 de abr. de 2011

SEGREDOS DE UM SOL DINÂMICO

PESSOAS DIFÍCEIS



Gente ferida fere outras pessoas com muita facilidade

As pessoas com as quais você tem grande dificuldade de lidar são também aquelas que podem ser os seus mais valiosos mestres.

Isso porque os problemas que você tem com elas não são necessariamente em função da maneira como essas pessoas são ou agem, mas sim, da maneira que você reage a elas.

Aprenda a lidar com pessoas difíceis e você irá aprender valiosas lições a respeito de si mesmo. Aprenda a se relacionar positivamente com pessoas difíceis e você irá desenvolver habilidades que podem muito lhe ajudar em muitas outras situações desafiadoras.

As pessoas são aquilo que são. Desista de tentar mudá-las, julgá-las ou condená-las e olhe pelo valor que elas podem oferecer. Algumas vezes esse valor é algo que está profundamente oculto e quando você o encontra você acaba descobrindo um tesouro preciosíssimo; algo que pouquíssimas pessoas investem um bom tempo em descobrir.

As pessoas com as quais você interage são espelhos que ajudam a ver algumas coisas dentro de você. Com algumas pessoas, esse espelho pode ser difícil de olhar, porém, quando você tem a coragem de fazê-lo, as recompensas podem ser maravilhosas.
John Maxwel

PROGRAMA "EM QUESTÃO" - CAUSAS DOS TEMPORAIS

Entrevista em 29/01/2011
- José Goldemberg – Físico | USP
- Ermínia Maricato – Urbanista | USP
- Luiz Carlos Molion – Físico | Univ. Federal de Alagoas

Interessante observar que sob todos os aspectos há a necessidade de quebra de paradigmas sociais a nível mundial, aliado a uma educação mais ética, justa, eqüitativa e consciente por parte de todos.
PARTE 1/3
PARTE 2/3

PARTE 3/3

EMISSÕES DE CARBONO VIRANDO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Novo filtro de CO2 transforma emissões de carbono em materiais de construção

Isabel Palma (12-04-11



Um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica de Michigan desenvolveu um processo que captura o CO2 emitido para atmosfera pelas indústrias e o transforma num material sólido que pode ser utilizado na construção.

A equipe construiu em laboratório uma mini-chaminé revestida por contas de vidro, onde um líquido flui a partir do topo à medida que o dióxido de carbono sobe a partir da base. Este líquido retém cerca de metade das emissões de dióxido de carbono.
Segundo os cientistas, o carbono que é capturado é transformado num sólido que pode ser usado como material de construção. O líquido restante pode ser reutilizado e introduzido novamente no processo.
Por enquanto, o grupo de investigação não revelou muitos pormenores do processo e das propriedades do material sólido resultante devido a patentes pendentes.
A equipa está agora a melhorar o design da chaminé de forma a aumentar a eficiência do filtro. O próximo passo é o planejamento de uma instalação-piloto que será construída em colaboração com Carbontec Energy Corporation.
Atualmente existem outros filtros mais eficientes que removem cerca de 90% de CO2 das emissões de uma chaminé. Contudo, o líquido usado tem de ser processado para remover o dióxido de carbono que posteriormente necessita de ser comprimido e armazenado. “Esta é uma técnica muito cara, pelo que deve ser a razão pelo qual não a vemos usualmente aplicada na indústria”, refere Brett Spigarelli, estudante membro da equipa de investigação.
“A indústria tem um problema com a captura de CO2 porque apresenta um custo adicional sem benefícios,” sublinha Komar Kawatra, presidente do Departamento de Engenharia Química na Universidade de Michigan. “Mas, se for possível para as indústrias capturar CO2 e produzir um material que podem vender, então, ficarão muito mais interessadas. O nosso objectivo não é apenas capturar o CO2 no custo mais baixo possível mas também produzir produtos úteis e comercializáveis.”

SOL, VULCÕES E TERREMOTOS

Terremoto foi previsto. De novo.

Sismos e perigo por atividade vulcânica prorrogada até 11 de abril, de acordo com previsão de Solar Watcher de 01 de abril.
Solar Watcher
Abril 7, 2011
O planeta está entrando em um período significativo de atividade solar que pode produzir vários grandes terremotos entre hoje e 11 de abril.
O centro de atividade coronal está situado no hemisfério sul 16-18 graus de latitude sul. Possíveis áreas com risco de um terremoto de magnitude 6,7 + poderia ser sul do Peru, Potosi, Bolívia ou Tarapaca, Chile.
Outros importantes centros de atividade coronal, que podem ser geo-efetivas durante este período se encontram em 7 e 10 graus de latitude sul. Possíveis áreas que poderiam receber um terremoto significativo são Arquipélago de Chagos Região, a Carlsberg Ridge no Oceano Índico ou a região das Ilhas Salomão.
No Hemisfério Norte o centro ativo pode causar atividade significativa para 5-6 abril é simetricamente mapeada entre 18 e 23 graus de latitude norte, o melhor ajuste corresponde a regiões de Taiwan ou Ilhas Marianas. também há mais atividade vulcânica possível na região do Havaí durante este período.

13 de abr. de 2011

PRIVATIZAÇÃO DAS SEMENTES


Repassando
Boa tarde pra todos!
Como muitos já estão sabendo, no próximo dia 17 em Bruxelas, Bélgica, será decidido o futuro das sementes crioulas e, consequentemente, o futuro da soberania alimentar no planeta. Se as agro-corporações conseguirem o que querem, o trabalho dos pequenos agricultores que vêm reproduzindo e armazenando sementes puras será considerado oficialmente ilegal. Com as sementes sendo "legalmente" privatizadas, num futuro próximo todos passarão a ter que comprar sementes dessas grandes empresas. Em última instância isso significa que a geração dos nossos filhos já não terá acesso a alimentos não transgênicos.

Christine e Yanick (os produtores franceses que deram cursos no Brasil em Dezembro passado) me pediram para encaminhar para vcs


que reúne os esforços de resistência internacional contra esse ataque decisivo ao mais fundamental dos direitos humanos: o direito à alimentação de qualidade.O site tem versão em português. Yanick estará lá em Bruxelas dia 17.
Nesse site é possível acompanhar mais de perto esse movimento e tem também o link da petição internacional em defesa da soberania das sementes.
Informações que achei, também relacionadas ao tema:

11 de abr. de 2011

CARTA ABERTA - MONJA COEN - Sobre o Japão

JAPÃO

Quando voltei ao Brasil, depois de residir doze anos no Japão, me incumbi da difícil missão de transmitir o que mais me impressionou do povo Japonês: kokoro.
Kokoro ou Shin significa coração-mente-essência.

Como educar pessoas a ter sensibilidade suficiente para sair de si mesmas, de suas necessidades pessoais e se colocar a serviço e disposição do grupo, das outras pessoas, da natureza ilimitada?
Outra palavra é gaman: aguentar, suportar.

Educação para ser capaz de suportar dificuldades e superá-las.

Assim, os eventos de 11 de março, no Nordeste japonês, surpreenderam o mundo de duas maneiras.

A primeira pela violência do tsunami e dos vários terremotos, bem como dos perigos de radiação das usinas nucleares de Fukushima.

A segunda pela disciplina, ordem, dignidade, paciência, honra e respeito de todas as vítimas.

Filas de pessoas passando baldes cheios e vazios, de uma piscina para os banheiros.
Nos abrigos, a surpresa das repórteres norte americanas: ninguém queria tirar vantagem sobre ninguém. Compartilhavam cobertas, alimentos,dores, saudades, preocupações,massagens. Cada qual se mantinha em sua área. As crianças não faziam algazarra, não corriam e gritavam, mas se mantinham no espaço que a família havia reservado.

Não furaram as filas para assistência médica – quantas pessoas necessitando de remédios perdidos- mas esperaram sua vez também para receber água, usar o telefone, receber atenção médica, alimentos, roupas e escalda pés singelos, com pouquíssima água.
Compartilharam também do resfriado, da falta de água para higiene pessoal e coletiva, da fome, da tristeza, da dor, das perdas de verduras, leite, da morte.

Nos supermercados lotados e esvaziados de alimentos, não houve saques. Houve a resignação da tragédia e o agradecimento pelo pouco que recebiam.

Ensinamento de Buda, hoje enraizado na cultura e chamado de kansha no kokoro: coração de gratidão.

Sumimasen é outra palavra chave.
Desculpe, sinto muito, com licença. Por vezes me parecia que as pessoas pediam desculpas por viver. Desculpe causar preocupação, desculpe incomodar, desculpe precisar falar com você, ou tocar à sua porta. Desculpe pela minha dor, pelas minhas lágrimas, pela minha passagem, pela preocupação que estamos causando ao mundo.

Sumimasen.

Quando temos humildade e respeito pensamos nos outros, nos seus sentimentos, necessidades. Quando cuidamos da vida como um todo, somos cuidadas e respeitadas.
O inverso não é verdadeiro: se pensar primeiro em mim e só cuidar de mim, perderei. Cada um de nós, cada uma de nós é o Todo Manifesto.
Acompanhando as transmissões na TV e na Internet pude pressentir a atenção e cuidado com quem estaria assistindo: mostrar a realidade, sem ofender, sem estarrecer, sem causar pânico. As vítimas encontradas, vivas ou mortas eram gentilmente cobertas pelos grupos de resgate e delicadamente transportadas – quer para as tendas do exército, que serviam de hospital, quer para as ambulâncias, helicópteros, barcos, que os levariam a hospitais.

Análise da situação por especialistas, informações incessantes a toda população pelos oficiais do governo e a noção bem estabelecida de que “somos um só povo e um só país”.
Telefonei várias vezes aos templos por onde passei e recebi telefonemas. Diziam-me do exagero das notícias internacionais, da confiança nas soluções que seriam encontradas e todos me pediram que não cancelasse nossa viagem em Julho próximo.
Aprendemos com essa tragédia o que Buda ensinou há dois mil e quinhentos anos: a vida é transitória, nada é seguro neste mundo, tudo pode ser destruído em um instante e reconstruído novamente.
Reafirmando a Lei da Causalidade podemos perceber como tudo está interligado e que nós humanos não somos e jamais seremos capazes de salvar a Terra.
O planeta tem seu próprio movimento e vida. Estamos na superfície, na casquinha mais fina. Os movimentos das placas tectônicas não tem a ver com sentimentos humanos, com divindades, vinganças ou castigos.
O que podemos fazer é cuidar da pequena camada produtiva, da água, do solo e do ar que respiramos. E isso já é uma tarefa e tanto.
Aprendemos com o povo japonês que a solidariedade leva à ordem, que a paciência leva a tranquilidade e que o sofrimento compartilhado leva à reconstrução.
Esse exemplo de solidariedade, de bravura, dignidade, de humildade, de respeito aos vivos e aos mortos ficará impresso em todos que acompanharam os eventos que se seguiram a 11 de março.
Minhas preces, meu respeito, minha ternura e minha imensa tristeza em testemunhar tanto sofrimento e tanta dor de um povo que aprendi a amar e respeitar.
Havia pessoas suas conhecidas na tragédia? Me perguntaram. E só posso dizer: todas. Todas eram e são pessoas de meu conhecimento. Com elas aprendi a orar, a ter fé, paciência, persistência. Aprendi a respeitar meus ancestrais e a linhagem de Budas.

Mãos em prece (gassho)
Monja Coen

8 de abr. de 2011

UNIVERSO HOLOGRÁFICO parte 1 a 5

A holografia dita que qualquer parte contém a informação do todo; assim, se um pedaço, digamos, da imagem holográfica for projetado do todo, contém inserido em si a informação total; mesmo sendo uma parte.
Uma forma não usual de se ver o mundo e a si mesmo..
Se tudo está dentro da Mente de Deus, como dizem os antigos, então, a frase Eu Sou Deus, passa a fazer sentido, se considerarmos Deus = Espírito (Sopro de Vida) = Consciência.
Sempre: Causa, Lei e Efeito!








A ESCOLA VERDE - John Hardy

Por um mundo melhor...
Iniciativas como essa podem e devem ser copiadas, expandidas e adaptadas à realidade de cada país.
Também pode ser assistido com legenda em português:
http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/john_hardy_my_green_school_dream.html

CONSUMO COOPERATIVO - Raquel Botsman

Novos conceitos emergindo... Muito bom!
Também pode ser assistido com legenda em português

Click em View subtitles - escolha de idioma (Portuguese Brazil)

6 de abr. de 2011

COMUNICAÇÃO

A comunicação desenvolve um papel fundamental.
Através dela podemos promover conciliação, harmonia, discernimento, alegria ou, discórdias, dúvidas e confusões, pois ela gera impacto social.
Comunicar-se bem é um dom, que todos podem aperfeiçoar, bastando apenas um pouquinho de carinho, vontade e atenção.




SIMULAÇÃO EM 3D do SISTEMA SOLAR

Assista simulação do Sistema Solar em 3D.
Sensacional!


DETIDO VAZAMENTO DE ÁGUA RADIOATIVA NO MAR - Fukushima

Fukushima: detido vazamento de água radioativa no mar
05 de abril de 2011 19h21 atualizado às 20h00




A água radioativa parou de vazar para o Oceano Pacífico da usina nuclear danificada de Fukushima nesta quarta-feira, informou a agência japonesa Jiji Press, depois de a operadora Tokyo Electric Power (Tepco) injetar produtos químicos no solo.

Os funcionários da Tepco descobriram na semana passada uma rachadura de 20 cm na parede de um fosso técnico localizada perto da beira-mar e ligado ao reator 2.
Um volume importante de água contaminada vazava dia e noite desse fosso, mas os técnicos não tinham conseguido tampar a rachadura, apesar de várias tentativas utilizando cimento e depois mediante uma mistura de polímeros, papel de jornal e pó de serra.
Nesta terça-feira, decidiram fazer perfurações mais acima para seguir os fluxos de água e injetar cristal solúvel (silicato de sódio) no solo. Essa solução permitiu deter o vazamento de água contaminada ao oceano Pacífico nesta quarta-feira (horário local), anunciou a Tepco, citada pela agência Jiji.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequencias permanecem incertas.
Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram quase 9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.