ELA

25 de jan. de 2010

FLORAIS


TERAPIA FLORAL

As essências florais são extratos líquidos sutis usados para tratar profundas questões do bem-estar psico-mental e físico.

Em geral, são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores inatas de jardim em um recipiente com água, que é posteriormente diluída, potencializada e conservada em conhaque (brandy).

Embora as essências florais se assemelhem a outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Elas são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contêm um poder sutil enquanto substâncias potencializadas, pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Seu impacto não é o resultado de alguma interação bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrário, as essências florais atuam através dos vários campos de energia humanos, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

A ação das essências florais pode ser comparada aos efeitos que experimentamos ao ouvir uma peça musical particularmente emocionante ou ao contemplar uma inspirada obra de arte. As ondas luminosas ou sonoras que chegam aos nossos sentidos podem evocar sentimentos profundos em nossa alma, os quais indiretamente afetam nossa respiração, ritmo da pulsação e outros estados físicos. Esses padrões não nos causam impacto pela intervenção física ou química direta em nosso corpo. Ao contrário, é o contorno e o arranjo da luz ou do som que despertam em nossa alma uma experiência semelhante àquela que nasceu dentro da alma do criador da forma musical ou artística. Esse é o fenômeno da ressonância, tal como acontece quando uma corda de guitarra soa ao ser entoada uma nota correspondente. De modo similar, a estrutura e a forma específicas das forças vitais transmitidas por cada essência floral fazem ressoar, e despertam, qualidades particulares na alma humana.

Outro exemplo que pode ser útil para entendermos a ressonância vibracional das essências florais provém da holografia. Uma fotografia holográfica consiste em padrões de interferência de ondas luminosas, e qualquer parte deles contém informações sobre o todo e pode ser usada para recriar a imagem tridimensional original.

Assim, podemos descrever a água que contém as flores como sendo à receptora de uma espécie de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota dessa água contém a configuração completa de seu arquétipo. Ao diluirmos a essência floral, atenuamos a substância física da infusão de modo que ela deixa de ser bioquimicamente significativa. Entretanto, toda a "mensagem" etérica da essência da planta permanece nas poucas gotas, altamente diluídas, que introduzimos em nosso corpo.

O trabalho com as essências florais requer que estendamos nosso pensamento para além da premissa materialista de que " quanto mais, melhor".

Os Aborígenes Australianos obtinham os efeitos benéficos de uma essência floral comendo a flor inteira. A essência, em forma de orvalho e potencializada pelo sol, era então consumida juntamente com a flor. Dessa forma, eles também se beneficiavam de suas propriedades nutritivas. Normalmente não era feita uma distinção entre a planta e a flor e eles simplesmente comiam tudo. Outras vezes, se por acaso a planta não fosse comestível, eles sentavam-se em um grupo dessas flores para absorver as vibrações curativas da flor.

Há registros na Europa sobre as propriedades curativas das flores desde a Idade Média, mas, precisamente um registro datado do século XVI, quando Paracelsus recolheu orvalho das flores para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes.

Apesar de geralmente as essências florais serem ingeridas por via oral, podem ser também empregadas de outras formas, como em massagens - diretamente no corpo com a absorção feita pelos poros ou nos cremes utilizados, como colírio, banhos, borrifação em ambientes, em conjunto com outras técnicas como Acupuntura, Reiki, em cosméticos e mais. Não apresentam contra-indicações e podem ser usadas por todos independente de faixa etária, e/ou qualquer quadro fisiológico, conjuntamente com outros tratamentos, para crescimento pessoal, equilíbrio psico-mental, apoio emocional, bem-estar geral, etc.

bibliografia: Repertório das Essências Florias - Patrícia Kaminski e Richard Katz / Essências Florias Australianas - Ian White


Denise Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário