ELA

4 de fev. de 2010

PITÁGORAS E A NUMEROLOGIA



Numerologia é o estudo das influências e qualidades místicas dos números, onde cada valor numérico é dotado de uma vibração ou essência individual que indica tendências de acontecimentos ou de personalidade.
É uma derivação dos princípios da Gematria (guemátria/ guimátria) - um ramo da Kaballah, que utiliza o alfabeto hebraico como base, existente na Torá (Pentateuco) há mais de 3.300 anos, onde as escrituras são explicadas pelo valor criptográfico numérico das palavras. Isaac Newton foi uma das personalidades históricas que a utilizava em seus estudos.

Em tempos mais recentes, a numerologia foi associada ao matemático e filósofo grego Pitágoras (570 - 496 a.C.), derivando seu nome de Ptah = Serpente e Gorah = Sacerdote ou Sacerdote da Serpente, simbolizando o grande conhecimento e sabedoria que possuia.
Foi fundador de uma escola de pensamento, mista, denominada Pitagórica; recebendo esta, grande influência das religiões orientais e influenciando o platonismo, o cristianismo, as sociedades secretas que atravessaram o tempo até alcançar os dias de hoje.

Para os Pitagóricos, os números - sinônimo de harmonia - eram considerados como a essência das coisas; constituído da soma de pares e ímpares, noções opostas - limitado e ilimitado, expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação; criando a Teoria das Esferas, onde o Cosmos é regido por relações matemáticas.
A observação dos astros sugeriu-lhes a idéia de que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso, o mundo poderia ser chamado de Cosmos, termo que contém as idéias de ordem, correspondência e beleza (macro/micro cosmos). Mas, a maior descoberta deu-se no domínio da Geometria, referindo-se às relações entre os lados do triângulo retângulo, enunciada no Teorema de Pitágoras.

Segundo a Escola Pitagórica, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número; onde não se distingue forma, lei e substância, considerando-se o número como elo entre estes Elementos e, existindo 4 Elementos: terra, água, ar e fogo.

O símbolo usado pela Escola Pitagórica era o Pentagrama - estrela de 5 pontas - que se obtém traçando as diagonais de um pentágono regular, pelas intersecções dos segmentos dessas diagonais, obtendo-se um novo pentágono regular,que é proporcional ao original exatamente pela Razão Áurea.

Aos Pitagóricos deve-se provavelmente a construção do cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e a conhecida Seção Áurea; assim como, na música, a descoberta notável de que os intervalos musicais se colocam de modo que, admitem expressões através de proporções aritméticas.

Expressões de Pitágoras

1 . Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
2 . Não é livre quem não obteve domínio sobre si.
3 . Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.
4 . O que fala semeia, o que escuta recolhe.
5 . Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
6 . Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
7 . Todas as coisas são números.
8 . A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar é aproximar-se de Deus.
9 . A evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
10. A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se.
11. A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.


Denise Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário