Compreendendo o que acontece
Visualização de satélite da Pluma do Puyehue - Cordon
POR EM 14 DE JUNHO DE 2011
A Pluma gigantesca de cinzas do vulcão Puyehue – Cordon no Chile, América do Sul. Imagem obtida em 13/06/2011 pelo MODIS. Crédito: NASA. Cortesia: Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC.
Uma incrível quantidade de cinzas está sendo espirrada do Vulcão em erupção Puyehue-Cordon Complex no Chile. Esta imagem, obtida pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Terra em 13/06/2011, mostra uma grande pluma de cinzas vulcânicas soprando cerca de 780 quilômetros a leste e nordeste sobre a Argentina.
A nuvem de cinzas vulcânicas desta erupção interrompeu o tráfego aéreo – tão distante, como o da Nova Zelândia, em 13 de junho.
Veja as imagens abaixo de quão longe as cinzas viajaram na atmosfera.
O Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Aqua adquiriu as duas imagens na parte inferior da nuvem de cinzas do Chile em 13/06/2011, mostrando que uma pluma concentrada foi visível mais de meio mundo de distância.
A primeira imagem mostra a nuvem de cinzas sobre o sul da Austrália e do mar da Tasmânia, enquanto a segunda imagem oferece uma visão mais a leste sobre a Nova Zelândia e no sul do Oceano Pacífico.
A nuvem de cinzas do Chile sobre o sul da Austrália e do mar da Tasmânia em 13 de junho de 2011.Crédito: NASA / MODIS do satélite Aqua.
A nuvem de cinzas do vulcão chileno sobre Nova Zelândia e no sul do Oceano Pacífico. Crédito: NASA / MODIS do satélite Aqua.
Terra da NASA website Observatório diz que, embora a intensidade da erupção tenha diminuído desde a erupção inicial, a atividade do vulcão está seguindo firme.
A pluma atingiu entre 4 e 8 km de altitude em 13 de junho, sua altura variando com a intensidade dos episódios de erupção durante todo o dia.
Veja como o vulcão voltou para trás em 4 de junho de 2011 e começou a expelir cinzas Pls a 45,000 pés (14.000 metros) na água. O Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Aqua capturou esta imagem em cor natural, logo após a erupção:
Puyehue-Cordon Chile vulcão Caulle em 04 de junho de 2011. Crédito: NASA / Aqua –
Nenhum comentário:
Postar um comentário