ELA

7 de dez. de 2011

10/12/2011 - ECLIPSE TOTAL DA LUA


No próximo sábado um eclipse total da Lua poderá ser visto desde a zona oeste dos EUA – Oceano Pacífico, Ásia, África, Austrália, Ilhas do Pacífico e leste da Europa também conhecida como Europa Oriental. Outros países terão uma visão parcial.
O fenômeno começará por volta das 04h45minh da manhã no horário do Pacífico, equivalente a 10h45minh no horário de Brasília. Quase duas horas mais tarde, a Lua ficará coberta por uma luz que a deixará totalmente avermelhada; um efeito que só voltará a ocorrer em 2014.
A Costa Oeste dos EUA, também conhecida por “Costa do Pacífico” designa geralmente os três estados mais ocidentais do grupo de estados contíguos: Califórnia, Óregon e Washington. Os estados do Arizona e Nevada, embora interiores são às vezes incluídos na Costa Oeste devido à proximidade com o Pacífico e por razões econômicas e culturais. Outras opções incluem também no grupo o Havaí e o Alasca.
A Europa Oriental é considerada desde a fronteira germano-polonesa, Hungria, Eslovênia, Croácia; até os Montes Urais, divisão natural entre a Europa e a Ásia. Vale observar que existem duas Europas Orientais – uma com conotação geográfica e a outra política, equivalendo à antiga área de influência da URSS.

O eclipse total da Lua ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. A primeira fase chama-se Penumbra, quando a Lua começa a se ocultar pela sombra produzida pela Terra. A segunda fase chama-se Umbra, momento em que já não há iluminação direta do Sol. A terceira fase chamada de Totalidade é quando a Lua está completamente coberta pela sombra da Terra e adquire uma cor vermelha intensa.

Astrologicamente a Lua e o Sol estarão alinhados a 2° do signo de Sagitário encontrando-se o nó lunar na Constelação de Touro e a 14° do signo de Gêmeos. O Brasil não verá o eclipse. A estrela Antares estará em alinhamento com o Sol e com a Lua, e as estrelas Algool, Aldebaran, Alcione, Beltegeuse, Pollux e Capella estarão particularmente visíveis.
Vale lembrar que há Planetas em retrogradação, como: Mercúrio até 14/12; Júpiter até 25/12; Urano até 10/12 (dia do eclipse) e Netuno saindo da retrogradação na véspera: 09/12.

Mitologicamente a Lua está associada à Alma, ao aspecto psíquico do ser humano, podendo o conjunto de emoções que a compõe tornarem-se acentuadas com o eclipse.
A Lua também é o arquétipo da Mãe e rege o signo de Câncer, aliás, signo regente dos EUA.
Símbolo do amor, dos enamorados, da poesia e da magia onde a polaridade evidencia-se pois temos a “Lua Branca” ou o lado que recebe luz, assim como o seu aspecto oculto ou a “Lua Negra” que vive permanentemente em trevas. E num eclipse total a Lua tornar-se-á totalmente escura; portanto, um momento para buscar-se equilíbrio, ter-se um cuidado extra com suas emoções, para exercer a ponderação, o discernimento e acima de tudo amparar-se em Consciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário