ELA

5 de dez. de 2011

RASTREAMENTO DE USUÁRIOS - SMARTPHONES


Software oculto em smartphones rastreia usuários
Segundo o pesquisador Trevor Eckhart, o app da empresa Carrier IQ não é encontrado facilmente e não pode ser desligado.
São Paulo – Um pesquisador encontrou um software oculto que rastreia as atividades dos usuários de smartphones BlackBerry, Nokia e com sistema Android.
Em um vídeo, o pesquisador Trevor Eckhart exibiu como funciona um programa da empresa Carrier IQ em seu smartphone com Android.
O software gravou todas suas ações como conteúdo digitado, pesquisas na internet, mensagens de texto e a geolocalização.
O pesquisador utilizou seu smartphone, um HTC Evo, em modo avião (sem conexão Wi-Fi e 3G) e com uma ferramenta de monitoramento de rede chamada “packet sniffer”. Com isto ele conseguiu evidenciar que todas as informações digitadas apareciam em tempo real no software.
Mesmo quando conectou o smartphone a uma rede Wi-Fi e acessou uma página com navegação segura com protocolo em SSL (HTTPS), o software continuou a identificar seus dados.
Segundo Eckhart, o app do Carrier IQ não é encontrado facilmente e não pode ser desligado. E a empresa responsável pelo programa afirmou que o mesmo funciona como uma ferramenta para operadoras de redes móveis.
Em comunicado a Carrier IQ diz que seu software foi projetado para auxiliar as operadoras a identificar problemas críticos no aparelho como perda de chamadas e diminuição da bateria. Porém, a empresa negou que o programa rastreie os usuários.
Eckhart afirmou que chegou a ser ameaçado pela IQ, mas a empresa recuou e se desculpou após o pesquisador ganhar apoio dos advogados da Electronic Frontier Foundation (EFF) e de outras instituições. O site The Register também apontou relatos de usuários do iPhone de que o app da Carrier IQ estaria presente no aparelho da Apple, evidenciando que o programa não se limita a alguns sistemas. Procurada pelo site, a empresa não quis se pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário